Museu Municipal Andreas Thaler

castelinho

No ano de 1934 o Ministro Andreas Thaler (organizador da colonização) mudou-se definitivamente para a colônia no Brasil e entre os anos de 1934 e 1936 foi construída a sua residência, que passou a ser chamada de “Castelinho”, referência ao seu tamanho e imponência para a época. Projetado pelo arquiteto Bruno Kracher, o Castelinho abriga hoje o Museu Municipal Andreas Thaler, que conta com vários objetos da colonização, peças de arte, utensílios de trabalho e ainda ambientes que mostram como era a vida nos anos 30.

Endereço: Rua Brasílico C. de Oliveira – Centro
Contato: (49) 3537.0176 | cultura@trezetilias.sc.gov.br

Parque Lindendorf

lindendorf

Com lindos jardins, o Parque Lindendorf convida o visitante a passear por suas trilhas ao longo de um terreno de 45.000 m² onde podem ser vistos alguns animais como capivaras, ovelhas e um avestruz. O Parque possui um Restaurante com comidas típicas onde é possível ouvir boa música e apreciar um lago com muitos peixes coloridos. Um dos destaques do local é a Minicidade, onde foram reproduzidas as principais construções de Treze Tílias e não foram poupados detalhes como a iluminação, rios e arborização.

Endereço: Rua Antônio Pattis, 10 – Bairro Jardim das Flores
Contato: (49) 3537.0658 | contato@minicidade.com

Parque do Imigrante

parque_do_imigrante

Parque Municipal, conta com um lago que tem uma ilha no formato da Áustria e que faz referência aos 9 estados da Áustria, Via Crucis esculpida em madeira, academia ao ar livre e um monumento em homenagem à passagem do milênio e aos 2000 anos de Jesus Cristo.

Endereço: Rua Franz Point – Centro
Contato: (49) 3537.0176 | tributario@trezetilias.sc.gov.br

Mundo Tirolês

mundo_tiroles

A maior loja austríaca do Brasil. Quem conhece o Mundo Tirolês se encanta com o trabalho realizado pela Família Ungericht e Astner. Uma loja temática, feita com muito carinho para seus visitantes, mostrando que a cultura austríaca ainda está presente entre os descendentes. O Mundo Tirolês tem uma grande variedade de souvenirs e trajes, chapéus e acessórios típicos da Áustria e Alemanha, como também, colares e molduras com a flor Edelweiss, artesanato local e malharia.

Endereço: Rua Dr. Gaspar Coutinho, 461 – Centro
Contato: (49) 3537.0316 | mundotiroles@yahoo.com.br
Website: www.mundotiroles.com

Consulado da Áustria

consulado

O Consulado Honorário da Áustria para o Estado de Santa Catarina situado em Treze Tílias, foi instalado no dia 13 de outubro de 1988, com a presença do Excelentíssimo Senhor Embaixador da República da Áustria Dr. Nikolaus Horn e Senhora, vindos de Brasília. É um dos consuladso da Áustria no Brasil.

Endereço: Rua Domingos Perondi, 265 – Bairro Lindner
Contato: (49) 3537-0101
consuladoaustriatrezetilias@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 13h30 às 17h00

Praça Ministro Andreas Thaler

praca_ministro_andreas

A praça municipal fica localizada no centro da cidade. Está sempre florida e decorada, servindo como palco para apresentações culturais e alguns eventos realizados na cidade. Ao estar nela é possível sentir-se um pouco mais perto da Áustria, pois é possível ter uma bela vista da cidade e sua arquitetura típica. Nela está localizada o Monumento Ministro Andreas Thaler

Babenberg

babenberg

No ano de 1934, a cerca de 9 Km do centro da colônia “Dreizehnlinden” surgiu a primeira comunidade de interior, chamada de Linha Babenberg. Com solo muito fértil, a área era utilizado para a agricultura e no local construiu-se uma pequena igreja e uma escola. Hoje Babenberg conta com um pequeno Centro de Eventos, onde são realizadas as festas de dia das mães e de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Em ambas as festividades é realizada uma Romaria que tem como ponto de partida a Igreja Matriz de Treze Tílias e destino a comunidade, onde é realizada uma Missa na Gruta. O local conta também com uma trilha para caminhada com a Via Crucis.

Linha Pinhal

linha_pinhal

No ano de 1940, chegaram os primeiros moradores de Linha Pinhal, a Família Ferronatto vinda do Rio Grande do Sul e no ano seguinte se juntaram a eles as famílias Zanella, Acrisio e Barbieri. Em 1946 em uma das casas da comunidade iniciou-se o ensino primário e era onde aconteciam as Missas até o ano de 1959 quando foi construída a “Escola Estadual Linha Pinhal”. A Igreja local foi construída em 1952, com o nome de “Nossa Senhora da Saúde”, que foi ornamentada com pinturas sacras de Karl Neumayr. Na comunidade são realizadas diversas festividades que destacam a cultura, gastronomia e costumes italianos, com destaque para o “Jantar Italiano” e a “Festa de São Brás”.