Treze Tílias é um pedacinho da Áustria em solo catarinense. Mais de 60% da população da cidade descende dos imigrantes austríacos e o intercâmbio com a pátria-mãe é intenso. A cidade abriga o único consulado austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior. O Portal de entrada da cidade, em arquitetura austríaca, é famoso. A cidade é destaque pela arquitetura típica Alpina da Áustria e pelos fascinantes trabalhos em madeira produzidos por seus artistas, um dom herdado dos primeiros imigrantes. As obras espalham-se nos umbrais de portas, nas varandas e nos detalhes de decoração das casas. Destaque para as esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo.

Quase todas as construções têm uma torre e um galo, símbolo da disposição do tirolês para o trabalho. A tradição artística está presente no dia a dia e nos principais eventos do município, em animadas festas populares e nos grupos folclóricos. Há vários grupos de dança folclórica tirolesa, com coreografias trazidas pelos imigrantes e mantidas através das gerações.

Os grupos apresentam-se por todo o Brasil e também no exterior, sempre com muito sucesso. As danças e os trajes revelam as tradições do Tirol e de outros Estados austríacos. Os italianos e os alemães também contam com grupos folclóricos. Treze Tílias possui vários parques, trilhas e lagos, sem esquecer da deliciosa culinária e do tradicional chope.

ico_turisticos
ico_artesanato
ico_monumentos
ico_escultura